
Para quem gosta de passar um fim de semana tranquilo, nada como fazer Turismo de Habitação num lugar tão pacato como a vila de Seia.
A sugestão passa por ficar num magnífico Solar do Século XIX, conhecida como a Casa dos Deputados pelas gentes locais, e como a Casa das Tílias, na Asociação de Solares e Pousadas de Portugal. O Solar é muito acolhedor, com uma relação custo/qualidade muito boa.
O propietário, o Sr. Figueiredo é uma simpatía e ao chegarmos recebe-nos com uma breve explicação do passado do Edifício e mostra-nos os Jardins, a Adega, a Piscina e o interior do Edifício.
As instalações contam ainda com baloiços para crianças e também matraquilhos para os "muy machos consumidores de cerveja".
Tudo é cuidado com muito carinho e dedicação de quem ama aquele espaço.
Mas como o fim de semana não pode ser totalmente vegetal, aconselho para sábado à noite, uma visita ao Centro de Investigação Gastronómica do Museu do Pão, que mais do que um Restaurante, trata-se de um espaço onde a vista compete constantemente com o estômago. Os jantares são autênticos "Menus de Degustação", com Buffets de Entrada e Sobremesa e Pratos de Gastronomía Portuguesa (com enfase para os que contêm pão!) muito bem confeccionados.
A Sala é imponente, com paredes de granito e detalhes de decoração, executados manualmente, em massa de pão.
O preço... bom o preço não tem qualquer relevância, tendo em conta todas as iguarías a que... olhos e boca têm direito.
Na manhã seguinte e após um pequeno almoço ao estilo caseiro dentro do Solar, sugiro um regresso ao Museu do Pão, desta vez com objectivos mais culturais.
O Museu conta com três Salas Temáticas: Ciclo do Pão, o Pão Político, Social e Religioso e a Arte do Pão.
Na primeira Sala, vemos todas as etápas do Pão, bem como elementos logísticos utilizados no tradicional Pão Português.
A segunda Sala brinda-nos entre outros aspectos, com Caricaturas giríssimas de Rafael Bordalo Pinheiro.
Na última Sala, mais dedicada às crianças, o visitante terá uma visita acompanhada que fará uma narração de todos os cenários montados, desde a preparação da Terra para a Semeadura, até à chegada do Pão à nossa mesa. Nesta mesma Sala, as crianças poderão desfrutar de um momento de brincadeira, convívio e criatividade, produzindo o seu próprio Pão.
Por último, não deixem de visitar a Mercearia e cedam à tentação, porque vale bem a pena.......
Se no dia seguinte (após o regresso), comermos num fast-food, de um qualquer Shopping, concordarão que este foi de facto, um fim de semana muito bem conseguido.
CJL